Vulcão Llullaillaco

(6.739 m.s.n.m)
null

Duração: 4 dias

  • DIA 1: Saída do SPA para o acampamento base (4.600 msnm).
  • DIA 2: Acampamento base para o acampamento alto (5.600 msnm).
  • DIA 3: Acampamento Alto para o cume (6.739 msnm).
  • DIA 4: Acampamento Base para o SPA.

Descrição

O Vulcão Llullaillaco, com 6.739 metros de altura, é a terceira montanha mais alta do Chile e o segundo maior vulcão ativo do mundo, precedido apenas pelo vulcão Ojos del Salado. Seu nome tem significados diferentes, pois na língua aymara significa Agua Quente, e no Quechua significa Aguada del Engaño (água do engano).

Este gigante da região de Antofagasta começou sua evolução há 1,8 milhões de anos. Na sua formação, são reconhecidas duas fases que são distinguíveis em sua estrutura atual. A fase ancestral está presente em dois cones profundamente erodidos que ainda mostram traços de fluxos de lava. Enquanto isso, a fase mais nova data do período pós-glacial e pode ser vista através do cone pequeno e bem conservado que está em conformidade com o seu cume.

Inserida no Parque Nacional Llullaillaco, localizada a cerca de 250 km a sul de San Pedro, que se traduz em cerca de 5 horas de transporte, dependendo das condições da estrada, este fascinante lugar maciço é isolado e de difícil acesso, o que o mantém com um perfil relativamente baixo de visitas, apesar do grande número de sítios arqueológicos importantes que foram descobertos nele.

Restos de cabanas, estradas, escadas para o topo e um cemitério são parte dos traços inca encontrados em diferentes altitudes do vulcão. Mas, sem dúvida, a fama que Llullaillaco tem hoje provém do fato de possuir as ruínas cerimoniais na maior altitude do mundo e a descoberta de três cadáveres mumificados.

Em 1999, uma expedição argentina apoiada pela National Geographic Society realizou a descoberta nos arredores de uma plataforma cerimonial localizada em 6.710mts. Os corpos correspondem a um adolescente de 15 anos, um menino de sete anos e uma menina de seis anos de idade, sendo os dois últimos membros de famílias nobres, a julgar pelo vestuário. Junto com os corpos havia 36 estatuetas de ouro e prata, que são exibidas no Museu de Arqueologia da Alta Montanha na cidade argentina de Salta. Entretanto, os corpos estão em laboratórios especialmente condicionados na Universidade Católica de Salta.

Precisa-se de aclimatação ou seja uma adaptação e ajuste para este clima.

Compartilhar Tour:
Menú