Vulcão Licancabur

(5.920 m.s.n.m)
null

Duração: 2 dias

• DESNÍVEL: Aproximado 1.500 mts.
  • DIFICULDADE TÉCNICA: Médio (durante a descida).
  • DIFICULDADE FÍSICA: Médio – difícil.
  • TRILHA: 4,5 km até o cume.
  • TEMPO SUBIDA: 6 a 7 hrs.
  • TEMPO DESCIDA: 3 hrs.
  • HORA DE SAÍDA DO SPA – Dia 1: 12 pm.
  • HORA DE CHEGADA AO SPA – Dia 2: 6 pm aprox.

Descrição

Provavelmente é a montanha com mais histórias e lendas da área de San Pedro de Atacama, compartilha fronteira com a Bolívia, chama atenção por sua forma cônica perfeita que termina com uma pequena cratera inativa de 400 metros de diâmetro e uma lagoa dentro formada pelas acumulações de neve e das baixas temperaturas.

O Licancabur tem um peso cultural histórico muito forte, seu significado é como o «Pueblo de cima»(povo de cima) ou «Vila da montanha», provavelmente por causa das ruínas incas de um «tambo» (locais de descanso inca) cerimonial localizado na base da montanha cerca de 4.600 ( msnm). Tem um caminho em ziguezague «Camino del Inca» (caminho do Inca), bem marcado que vai da base até o topo de 4,5 km com inclinação constante de 35 graus, sendo a última parte necessária para usar as mãos.

A rota de ascensão começa a partir da face leste da montanha, em direção ao declive norte, onde continuamos subindo quase todo o caminho através da borda nordeste de Licancabur e que nos permite ter uma visão privilegiada das lagoas verde e branca durante toda a ascensão, e também ver um dos mais lindos nascer do sol da região.

Não apresenta dificuldade técnica, mas a inclinação é de cerca de 1.500 metros da base até o topo, o que se traduz em 6 ou 7 horas de escalada.

Infelizmente, durante o período da ditadura no Chile, e devido aos temores de possíveis conflitos territoriais com os países vizinhos, o acesso do lado chileno tem campos de minas. Por esta razão, a subida é feita pelo lado boliviano.

ITINERÁRIO
DIA 1 De San Pedro de Atacama, pegará a estrada internacional para Paso Jama (você tem que passar pelo controle aduaneiro antes), a 48 km de estrada pelo Paso Hito Cajón. A partir daqui há 4 km em um transporte boliviano para o refugio (agrupamento) da montanha que está na reserva nacional da fauna andina Eduardo Avaroa (Bolívia). Durante a tarde, você pode fazer um trekking leve de aproximadamente 1 hora e meia à beira da Laguna Blanca, depois jantar e dormir o mais cedo possível.

DIA 2 O itinerário é bastante pesado, considerando que você começa a caminhada por volta das 3:00 da manhã. Por volta das 10:00 da manhã a subida começa e a descida leva cerca de 3 horas. A aclimatação(adaptação) e a experiência em terrenos íngremes são essenciais.

Uma vez na base, voltará em um 4 x 4 para o refúgio da montanha, realizará uma refeição, haverá descanso e pegará um transporte para a fronteira e depois retornar a San Pedro de Atacama por volta das 18 horas.